Desencanto com o Brasil

Um estudo inédito revela o que os brasileiros pensam do nosso País: um lugar desonesto, violento e ruim para se viver. E se o Brasil fosse uma pessoa, ela não seria nem alegre, nem confiável, nem distinta, pois a principal característica - aquela que se vê logo de cara - seria a desonestidade.

O levantamento realizado pela consultoria BrandAnalytics, empresa ligada à Millward Brown Optimor - um dos maiores grupos de pesquisa do mundo - revela o que os brasileiros pensam do País.

Os resultados são espantosos. Os entrevistados receberam uma lista com 24 palavras e tiveram que apontar quatro delas que definissem com exatidão a nação onde vivem.

Metade das pessoas declarou que a palavra “desonesto” descreve a personalidade nacional. E mais: apenas 18% das pessoas afirmaram que o Brasil é o lugar ideal para viver, praticamente o mesmo percentual (17%) que apontou o Japão como o país preferido. Trata-se do índice mais baixo entre as nações pesquisadas.

Segundo o estudo, 52% dos americanos, 30% dos ingleses (pessimistas por natureza, lembre-se) e 26% dos chineses escolheram seu próprio país como o lugar perfeito para viver.

Não é preciso muito esforço para entender o que a pesquisa evidencia. Os brasileiros estão, afinal, desencantados. “O levantamento mostra um índice de insatisfação surpreendente”, diz Isa Telles, associada da BrandAnalytics e coordenadora do estudo.

A mesma descrença é confirmada pela pesquisa Sensus revelada no fim-de-semana pela revista Isto é: 50,2% dos brasileiros não consideram que o País esteja no rumo certo.
Leia a íntegra da matéria publicada pela revista IstoÉ

Voltar